Insatisfação com Nokia e Android.

Essa é uma cópia do meu e-mail enviado ao suporte da Nokia. Acho que deve ser público para que receba maior atenção e que outras pessoas que tenham os mesmos problemas possam se manifestar.

"Boa tarde,

Quando soube que a Nokia estava de volta ao mercado produzindo celulares com Android fiquei animado e esperançoso, afinal era uma marca finlandesa fabricando com a taiwanesa Foxconn. Esperava um produto de qualidade, e não um produto fraco, com problemas de compatibilidade em tudo, armazenamento incompatível com a capacidade de processamento do celular, e câmera sem nenhum sinal de otimização. Pensei que por ser uma empresa europeia que liderava o mercado com alto padrão de qualidade manteria o renome produzindo produtos realmente bons, e não produtos meramente comerciais e praticamente descartáveis. De que adianta lançar várias linhas ruins de celular se eles vão gerar decepção e desconfiança com a marca? Achei que a compra seria tão confiável quanto a compra de um iPhone. E acredito que a Nokia teria capacidade para competir a confiabilidade dos clientes e chegar no mesmo nível de renome da Apple. Mas parece que não querem.

Não sei se o grande responsável por tantos problemas é o Google, o Android ou a Nokia. Mas sei que o meu aparelho (Nokia 5.4) não é otimizado em nenhum aspecto. As especificações simplesmente não são compatíveis entre si. Parece que seguiram uma fórmula de produção para escolher os componentes sem nenhum estudo ou teste. Quase todos os aplicativos que eu uso apresentam falhas. A minha galeria está toda bagunçada, fotos se repetem sem motivo, as pastas do WhatsApp parecem corrompidas, no Instagram as galerias também apresentam problema, várias datas de fotos e vídeos estão erradas, vários arquivos que já deletei voltam a aparecer no celular, várias vezes que clico em uma notificação ou tento trocar de aplicativo a tela trava, a câmera pelo WhatsApp tem um delay absurdo e um foco terrível, a câmera do celular é lenta, trava, tem uma distorção péssima nas extremidades, é péssima em luzes brancas, péssima em ambientes escuros, péssima em ambientes claros, e basicamente só funciona em paisagens com a luz do sol, mas mesmo assim apontar para uma paisagem costuma travar o celular, muitas vezes o botão de tirar a foto não funciona, ou parece funcionar, mas a foto some da galeria, a função de vídeo nunca funciona na primeira vez, os primeiros 2 segundos sempre trava, a função 0.6 perde muita qualidade e se torna inútil, a função Macro é péssima e também nem deveria ocupar espaço no celular. 

Não sei se dou mais uma chance para a Nokia, tenho medo de investir em um modelo mais caro e sofrer com os mesmos problemas. No fim das contas estou quase me rendendo à Apple, uma empresa que apesar de polêmica e controversa, entrega um produto de qualidade.

Respeitosamente,

André E. Ribeiro"